quarta-feira, 10 de março de 2010

CALVINISMO

É TANTO UM MOVIMENTO RELIGIOSO PROTESTANTE QUANDO UMA IDEOLOGIA SOCIOCULTURAL COM RAÍZES NA REFORMA INICIADA POR JOÃO CALVINO EM GENEBRA NO SÉCULO XVI.
Ocorrido como um desdobramento da Reforma Luterana, o movimento Calvinista foi uma das principais religiões surgidas durante a Reforma Protestante. A Suíça, criada após sua separação do Império Romano-Germânico, em 1499, teve contato com as idéias de Martinho Lutero através da pregação feita pelo padre Ulrich Zwinglio.





PS:KAREN, PRISCILA MARTINS E JÉSLIA AUGUSTINHO.

LUTERINISMO

Considerada a primeira religião fundada durante as Reformas Protestantes, o Luteranismo foi uma religião criada em meio às questões sócio-políticas do Sacro Império Germânico. Ainda arraigado aos entraves do feudalismo, o Sacro-Império contava com um conjunto de principados que tinham mais de um terço de suas terras dominados pela Igreja Católica.
É uma denominação cristã ligada diretamente a Martino Lutero, pioneiro da reforma da igreja na Alemanha, a parti de 1517.


ANGLICANISMO

Em 1534, a Igreja da Inglaterra (Anglicana) se separou em definitivo da Igreja Católica Romana, por iniciativa do rei Henrique VIII, valendo-se da questão com o Papa Clemente VII, relacionada com o pedido de anulação de seu casamento com Catarina de Aragão.

Esta separação, não obstante tenha acontecido por interesses pessoais e políticos, era um velho sonho da Igreja da Inglaterra, que nunca tinha aceito plenamente a dominação Romana. Não se pode, portanto, atribuir a Henrique VIII o título de fundador da Igreja Anglicana. Este processo de separação, em meio à Reforma Protestante, não marcava o surgimento de uma nova Igreja, mas sim a alforria definitiva de uma Igreja Cristã que se desenvolvia desde o século III de nossa era.

A ORIGEM DO ANGLICANISMO ESTÁ RELACIONADA COM A EVANGELIZAÇÃO DAS ILHAS BRITÂNICAS, NO SÉCULO III, QUANDO CRISTÃOS, REFUGIADOS DAS PERSEGUIÇÕES, LÁ SE ESTABELECERAM COM IGREJA, QUANDO MANTEVE IDENTIDADE PRÓPRIA ATÉ O SÉCULO VI.
Ao contrário dos primeiros movimentos protestantes que tomaram conta da Europa no século XVI, o anglicanismo surgiu em torno de questões que envolviam diretamente os interesses da monarquia britânica. A monarquia Tudor, que na época controlava o trono inglês, buscava meios para reforçar a autoridade real frente à forte influência das autoridades eclesiásticas. Tal disputa se sustentava principalmente no fato da Igreja ter em mãos uma grande extensão de terras sob o seu controle.